Experiência das duas rodas com forte presença nas 24 Horas TT Vila de Fronteira

29 novembro 2013

 

Entre os mais de noventa veículos inscritos e várias centenas de pilotos que preenchem por completo a linha de boxes desta 16ª edição das 24 Horas de TT, são muitas e distintas as escolas de pilotagem com que nos deparamos. Desde a velocidade aos rallyes encontramos pilotos de todos os quadrantes, muitos deles com carreira iniciada nas...duas rodas. 
As motos continuam a ser uma grande escola para os mais rápidos pilotos de TT na actualidade e se no topo da hierarquia encontramos expoentes como Stéphane Peterhansel ou Nani Roma, qualquer um deles com provas e vitórias nas mais importantes maratonas do TT mundial...nas 24 Horas de Fronteira são igualmente muitos os que começaram nas duas rodas e agora brilham nos automóveis.
A lista de inscritos revela alguns nomes sonantes do TT nacional que se iniciaram nas duas rodas, como é o caso de Paulo Marques, que fez parte da equipa vencedora em 2012, agora convertido ás quatro rodas depois de muitos títulos e sucessos no enduro e TT português, sem esquecer igualmente as participações no Dakar e outras maratonas africanas.
Ao piloto de Famalicão juntamos ainda outro nome importante no TT nacional, Pedro Grancha. O engenheiro de Cascais começou igualmente nas duas rodas onde foi igualmente protagonista nos campeonatos nacionais de TT, mas após a passagem para os automóveis conquistou mesmo um título nacional absoluto e marca presença nesta edição 2013 das 24 Horas TT aos comandos de um Depieres de tracção traseira.
João Rato é também ele um ‘habitué’ nas provas do Nacional TT e também no caso do piloto de Portalegre a escola foi mesmo as duas rodas, com passagem pelo TT e Enduro nacionais antes de se passar para os automóveis. Rato discute em Fronteira a vitória no Desafio Mazda, que já conseguiu por duas vezes.
Na lista de inscrito destas 24 Horas de Fronteira encontramos ainda Pedro Amado, um dos pioneiros do Enduro nacional que foi mesmo o primeiro piloto português a terminar o Dakar. Amado está aos comandos de uma Nissan Navara em mais uma participação na prova do ACP Motorport.
Entre os estrangeiros encontramos Thierry Charbonnier, piloto que passou também ele pelo Enduro e pelas maratonas africanas, tendo sido mesmo colega de equipa de Stéphane Peterhansel na equipa oficial da Yamaha no Dakar. O francês faz aqui equipa com Paulo Marques no MMP Evo 2 e já venceu estas 24 Horas de Fronteira em 2008 aos comandos de um Bowler Wildcat 200.
Recorde-se que as duas primeiras edições das 24 Horas de Fronteira foram dominadas por pilotos das duas rodas, com Miguel Farrajota, Bianchi Prata e Bernardo VIllar a serem os primeiros vencedores da competição em 1998, para no seguinte Farrajota e Prata repetirem o primeiro posto na companhia de Ruben Faria em Hélder Rodrigues. Ao longo das quinze edições da prova já realizadas os pilotos das motos estiveram por quatro vezes representados na equipa vencedora, pois também Charbonnier venceu em 2008 e Paulo Marques em 2012.

Entre os mais de noventa veículos inscritos e várias centenas de pilotos que preenchem por completo a linha de boxes desta 16ª edição das 24 Horas de TT, são muitas e distintas as escolas de pilotagem com que nos deparamos. Desde a velocidade aos rallyes encontramos pilotos de todos os quadrantes, muitos deles com carreira iniciada nas...duas rodas. 

 

As motos continuam a ser uma grande escola para os mais rápidos pilotos de TT na actualidade e se no topo da hierarquia encontramos expoentes como Stéphane Peterhansel ou Nani Roma, qualquer um deles com provas e vitórias nas mais importantes maratonas do TT mundial...nas 24 Horas de Fronteira são igualmente muitos os que começaram nas duas rodas e agora brilham nos automóveis.

A lista de inscritos revela alguns nomes sonantes do TT nacional que se iniciaram nas duas rodas, como é o caso de Paulo Marques, que fez parte da equipa vencedora em 2012, agora convertido ás quatro rodas depois de muitos títulos e sucessos no enduro e TT português, sem esquecer igualmente as participações no Dakar e outras maratonas africanas.

Ao piloto de Famalicão juntamos ainda outro nome importante no TT nacional, Pedro Grancha. O engenheiro de Cascais começou igualmente nas duas rodas onde foi igualmente protagonista nos campeonatos nacionais de TT, mas após a passagem para os automóveis conquistou mesmo um título nacional absoluto e marca presença nesta edição 2013 das 24 Horas TT aos comandos de um Depieres de tracção traseira.

João Rato é também ele um ‘habitué’ nas provas do Nacional TT e também no caso do piloto de Portalegre a escola foi mesmo as duas rodas, com passagem pelo TT e Enduro nacionais antes de se passar para os automóveis. Rato discute em Fronteira a vitória no Desafio Mazda, que já conseguiu por duas vezes.

Na lista de inscrito destas 24 Horas de Fronteira encontramos ainda Pedro Amado, um dos pioneiros do Enduro nacional que foi mesmo o primeiro piloto português a terminar o Dakar. Amado está aos comandos de uma Nissan Navara em mais uma participação na prova do ACP Motorport.

Entre os estrangeiros encontramos Thierry Charbonnier, piloto que passou também ele pelo Enduro e pelas maratonas africanas, tendo sido mesmo colega de equipa de Stéphane Peterhansel na equipa oficial da Yamaha no Dakar. O francês faz aqui equipa com Paulo Marques no MMP Evo 2 e já venceu estas 24 Horas de Fronteira em 2008 aos comandos de um Bowler Wildcat 200.

Recorde-se que as duas primeiras edições das 24 Horas de Fronteira foram dominadas por pilotos das duas rodas, com Miguel Farrajota, Bianchi Prata e Bernardo VIllar a serem os primeiros vencedores da competição em 1998, para no seguinte Farrajota e Prata repetirem o primeiro posto na companhia de Ruben Faria em Hélder Rodrigues. Ao longo das quinze edições da prova já realizadas os pilotos das motos estiveram por quatro vezes representados na equipa vencedora, pois também Charbonnier venceu em 2008 e Paulo Marques em 2012.

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