O jovem Gonçalo Guerreiro venceu a 11.ª edição da BP Ultimate 4 Horas SSV Vila de Fronteira, só perdendo o comando da prova durante as paragens nas boxes. O piloto oficial da Polaris liderou um pelotão de 33 concorrentes, onde Pedro Santinho Mendes (Can-Am) e Alexandre Pinto (Can-Am) completaram o pódio.
Como já é habitual, as 4 Horas SSV abriram o programa competitivo de sábado, em Fronteira, numa prova com 33 concorrentes e pontuável também para o Challenge da FMP. Vencedor da prova do ACP em 2022, Pedro Santinho Mendes (Can-Am) conseguiu a pole position, mas Gonçalo Guerreiro fez um arranque-canhão e colocou-se na liderança do pelotão logo na primeira curva.
O jovem piloto de Cascais comandou grande parte da corrida e só perdeu a liderança nas paragens nas boxes. Foi nessa altura que João Monteiro (Can-Am) e Pedro Santinho Mendes passaram pelo primeiro lugar, mas Guerreiro viria a recuperar a liderança já nos últimos 10 minutos e estreou-se a ganhar em Fronteira, depois de ter subido ao pódio em 2021 e 2022. Uma vitória emotiva, pois o piloto da JB Racing Polaris deveria ter sido acompanhado pelo irmão, Tiago Guerreiro, que teve de abdicar da corrida à última hora devido a um imprevisto familiar.
“Estou mesmo muito contente, Fronteira é especial e torna-se muito gratificante ver milhares e milhares de pessoas ao longo da pista, tantas pessoas que gostam deste desporto. Ganhar aqui a melhor forma de terminar um ano difícil, um ano de mudança, mas eu, o carro, os mecânicos e a equipa fizemos a diferença. Muito obrigado a todos! O meu irmão deveria ter corrido comigo, mas teve de ir para casa porque tivemos um pequeno problema de saúde com a minha sobrinha. Felizmente está tudo bem”, referiu Gonçalo Guerreiro, que também conseguiu a volta mais rápida aos 16,4 quilómetros do Terródromo, com um tempo de 10m15,441s.
Pedro Santinho Mendes foi o principal opositor do campeão nacional de 2022, colocando pressão até à fase decisiva, mas acabando a 2m37s do vencedor, na frente de Alexandre Pinto, que fez uma prova de recuperação, com outro Can-Am. O top 5 ficou completo com Marco Pereira (Can-Am) e Wilson Galo (Can-Am), que tinha arrancado do segundo lugar da grelha.
Registo ainda para o sétimo lugar do veterano António Baiona, o primeiro vencedor da Baja Portalegre 500 e que há 25 anos subiu ao pódio das primeiras 24 Horas TT de Fronteira. Baiona foi agora acompanhado pelo filho, Pedro Baiona, ao volante de um Can-Am. Já o campeão nacional SSV em título, João Monteiro, teve problemas e terminou fora do top 20, numa altura em que prepara para a sua estreia no Dakar.
Classificações online – clique aqui