O mais recente vencedor da BP Ultimate 4 Horas SSV de Fronteira ostenta um nome que atravessa gerações no automobilismo nacional. Pedro Santinho Mendes é sobrinho de António Santinho Mendes, um dos mais versáteis campeões do desporto português, com títulos nacionais nos ralis, ralicross, autocross, velocidade, todo o terreno e golfe! Curiosamente, Pedro Santinho Mendes já tinha disputado a vitória nas 4 Horas SSV em diferentes ocasiões, mas em 2022 aliou na perfeição a rapidez e a consistência durante mais de 240 minutos (23 voltas) no Terródromo de Fronteira.
Campeão nacional de SSV em 2019, Pedro Santinho Mendes nunca correu em Fronteira com os outros elementos da família. Começou a sua carreira relativamente tarde, mas quando passou para os SSV nunca mais teve vontade de correr nos automóveis. “Comecei pelo ciclismo, curiosamente tal como o meu tio, que chegou a fazer a Volta a Portugal”, conta o piloto de Évora. “Só quando montei o meu próprio negócio é que pude começar a correr, primeiro no kartcross e depois nos SSV. Levar o nome Santinho Mendes é uma responsabilidade, mas é bom. Sou abordado por várias pessoas que me falam do meu tio, das memórias que têm dele. E Fronteira é um sítio especial. Primeiro, é um desafio constante para os pilotos, porque após algumas voltas começámos a decorar o circuito, os pontos de travagem, a saída das curvas, queremos sempre melhorar em cada local por onde passámos. Numa prova normal de SSV isso não acontece. Além disso, temos sempre muito público e um ambiente fantástico. Espero voltar este ano”, referiu Pedro Santinho Mendes.
Em 2017, o clã Santinho Mendes correu nas 24 Horas TT de Fronteira com um Opel partilhado por três gerações da família: o patriarca António Pedro, os filhos José e Vítor, e o neto António. E agora o nome da família também consta no quadro de vencedores em Fronteira.