Há 16 anos, um mergulho para as águas do rio Vouga mudou de forma dramática a sua vida. Filipe Lopes, nascido em Aveiro há 32 anos, ficou tetraplégico e teve de se adaptar a um novo dia a dia. Apenas uma coisa não se alterou: o seu entusiasmo pelos desportos motorizados, que já lhe possibilitou acompanhar in loco inúmeras provas desportivas.
Mas Filipe Lopes acalentava um sonho que a sua namorada, Lúcia Tavares, ajudou a realizar: «Sabia que o Filipe adorava ter uma experiência de andar ao lado de um piloto e por isso contactei o ACP Motorsport para ver se havia alguma possibilidade de isso suceder em Fronteira. Depois de contactado, Mário Andrade, o vencedor do ano passado, acedeu muito gentilmente e ainda tentei guardar segredo para fazer uma surpresa, mas não resisti, tal a minha felicidade.»
Filipe Lopes acabou por dar uma volta aos 16 quilómetros do Terródromo de Fronteira a bordo do Proto AC Nissan, ao lado de Alexandre Andrade, que acabaria por ser o segundo mais rápido dos treinos cronometrados, numa experiência inolvidável e que o deixou sem palavras!