Projecto estreado na última edição das 24 Horas TT Vodafone – Vila de Fronteira, a Renault 4L regressa à maratona alentejana porque os elementos da equipa quiseram homenagear um amigo e apoiante daquilo que Paulo Espadinha, um dos mentores da ideia, chama “daquelas malucas”.
“Decidimos participar há apenas dois meses para homenagear o Martinho da Renault, um amigo que sempre nos acompanhou mas que faleceu”, explica Espadinha. O carro está, por isso, igual face ao ano passado.
Baseada num Nissan Terrano II vencedor do antigo troféu, esta Renault 4L foi concebida para ficar o mais parecida possível da versão original. “Até o habitáculo é minúsculo”, brinca Paulo Espadinha que este ano vai tentar, juntamente com os seus companheiros de equipa, “chegar ao fim sem os problemas eléctricos do ano passado”.
Com motor três litros V6 a gasolina, o carro conta com 190 cavalos de potência mas a equipa não sabe ao certo qual o binário disponível. Os amortecedores ainda são os originais, mas já foram alterados, enquanto a caixa de velocidades manual foi comprada em França, na Sadev, e tem cinco velocidades.