A formação que mais vezes venceu as 24 Horas TT Vodafone – Vila de Fronteira, liderada pelo português radicado em França, Mário Andrade, vai participar na edição deste ano com um carro completamente novo.
O Proto AC nunca fez qualquer corrida e só tem foi testado durante “15 voltas num percurso que não era o ideal”, explica o líder da formação. Mesmo assim, a equipa optou por fazer a estreia em Fronteira e assume que está em Portugal para vencer. “O nosso objectivo é sempre o mesmo. Se não tivéssemos vontade de ganhar ficávamos em casa. Mas sabemos que não vai ser fácil porque a concorrência presente é forte”, afirma Mário Andrade.
Relativamente ao novo carro, este tem um chassis tubular com motor Nissan 3,5 litros V6 com 320 cavalos de potência. Uma das grandes vantagens face ao Clio está no peso, pois o Proto AC pesa quase menos 300 quilos. Mário Andrade voltou a apostar nos amortecedores Fournales e adquiriu o mesmo modelo que tinha no protótipo anterior mas na versão mais recente. “São uns amortecedores algo complexos, mas quando estão bem afinados funcionam muito bem”, explicou o português.
Tal como em 2011, Mário Andrade volta a contar na equipa com o seu filho, Alexandre, bem como Carlos Sousa e Francisco Pita.